EDITAL 001/2023
FLORIPA QUILT – Festival de Patchwork – Arte Têxtil
REGULAMENTO DO CONCURSO DE QUILTS 2024
1. OBJETIVO:
O presente edital tem o objetivo de apresentar e fornecer subsídios para a inscrição, participação e premiação no Concurso Têxtil do Floripa Quilt, que terá sua fase final nos dias 29 e 30 de abril de 2024, conforme cronograma (ITEM 9).
2. SOBRE O FLORIPA QUILT:
Tendo como premissa a divulgação da arte têxtil, o festival Floripa Quilt busca ofertar ao seu público o que de melhor e mais moderno existe atualmente no circuito, seja em materiais, produtos prontos e maquinário, sem esquecer as belíssimas obras de artes têxteis apresentadas ao público através de suas exposições e mostras. Outrossim, no intuito de fazer florescer em cada admirador o gosto pelo criar e confeccionar a sua própria obra, pois todos somos capazes, nos contempla com o seu Concurso de Quilts. E para atingir mais artistas interessados em participar do Concurso, optamos por fazer as inscrições online e gratuitas em uma primeira etapa (classificatória) e, caso a obra alcance os requisitos necessários à etapa final, será cobrada uma taxa para a continuidade na participação.
Em 2024 o evento será realizado de 1 a 4 de maio no SESC, localizado na Estrada Haroldo Soares Glavan, n˚ 1670, Cacupé, Florianópolis/SC.
Como premiação, teremos valores em espécie aos primeiros colocados de cada categoria, como forma de estimular uma maior participação popular.
3. DAS CATEGORIAS E MEDIDAS:
3.1 – Nesta edição, o concurso de quilts será dividido em 3 categorias:
a) Quilt Tradicional – Composto por 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso, trazendo motivos tradicionais, podendo agregar composições modernas e/ou inovativas. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 60 cm (altura ou largura) e máximo de 150 cm (altura ou largura).
b) Quilt Artístico – Composto por no mínimo 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso, trazendo os mais variados motivos, de figurativo a abstrato. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 60 cm (altura ou largura) e máximo de 150 cm (altura ou largura).
c) Pequeno Quilt – Composto por 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o quilting seja visível tanto na frente quanto no verso. Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho máximo de 45 cm x 45 cm (altura x largura).
4. DA PARTICIPAÇÃO:
4.1 – Quem pode participar:
a) Qualquer pessoa maior de idade (18 anos), residente em território nacional, que não se enquadre no item 4.2;
b) Caso seja residente fora do território nacional, poderá participar desde que: seja maior de 18 anos e entregue a peça ou peças à organização do evento pessoalmente ou através de um preposto e, a autora também não se enquadre no item 4.2;
4.2 – Quem NÃO pode participar:
a) Membros da Comissão Julgadora.
b) Pessoas que possuam relações de parentesco com membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora do Evento até o 3º grau.
5 – DO CADASTRO E DA INSCRIÇÃO:
5.1 – O candidato deverá apresentar junto ao formulário da inscrição:
a) Cópia do RG, CNH ou outro documento oficial com foto (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);
b) Cópia do CPF (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);
c) Currículo resumido (se houver), imagem do(s) autor(es), ficha técnica e breve texto sobre a obra.
d) Imagens da obra, conforme descrição abaixo: Número máximo de imagens: 4 (quatro)
- Imagem em formato digital (.JPG ou .TIFF), com resolução de 300 dpi, e lado maior da imagem de 15cm ou 1772 pixels, e no máximo 4 Mb sendo que:
- Uma das imagens deverá impreterivelmente ser do trabalho inteiro, onde todas as bordas do trabalho estejam visíveis e o fundo neutro, que não cause interferência na visualização do trabalho. Nomenclatura para remessa do arquivo de imagem: (nomedotrabalho.extensãodoarquivo)*** após fotografado, o trabalho não deve ser alterado***
- As outras imagens (até 3 imagens) de detalhes que melhor representem o trabalho. Nomenclatura para remessa dos arquivos de imagens: imagem 1 (nomedotrabalho.detalhe1.extensão do arquivo), imagem 2 (nomedotrabalho.detalhe2.extensãodoarquivo) e imagem 3 (nomedotrabalho.detalhe3.extensãodoarquivo).
5.2 – O candidato define na ficha de inscrição, em qual categoria deseja inserir seu trabalho, porém cabe à comissão julgadora acatar ou alterar a categoria.
5.3 – Apenas serão aceitas inscrições de obras inéditas no Floripa Quilt.
5.4 – Não serão aceitas inscrições de trabalhos feitos em aulas ou que utilizem kits vendidos comercialmente, pois um dos principais critérios é originalidade. Neste caso, o trabalho será automaticamente desclassificado.
5.5 – Os candidatos poderão inscrever mais de uma obra por categoria, e para cada trabalho inscrito, deverá ser preenchido um novo formulário de inscrição.
5.6 – As obras poderão ser INDIVIDUAIS ou COLETIVAS, assim classificados em função do número de pessoas que efetivamente confeccionaram o trabalho. A participação de uma pessoa, por SERVIÇO CONTRATADO OU COLABORATIVO, a torna CO-AUTORA; quer seja costurando, bordando, aplicando, pintando, colocando embelezamentos, acabamentos ou QUILTANDO a peça.
6 – DO PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo será feito em duas etapas:
6.1 – Etapa 1 – Cadastro, inscrição e envio de documentos e imagens. A primeira etapa se dará por inscrição através do formulário on-line e é gratuita. O período de inscrição tem início em 01/10/2023 e seu término dia 25/02/2024.
AS OBRAS SERÃO AVALIADAS DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA: originalidade; conceito da peça; proposta do artista; qualidade na execução da obra; qualidade do suporte/material; conformidade das obras com as limitações físicas e técnicas estabelecidas neste regulamento, de acordo com cada categoria.
6.2 – Etapa 2 – As obras classificadas para a etapa 2, serão submetidos à avaliação presencial. Os candidatos selecionados serão notificados, e deverão, se estiverem de acordo com as regras estabelecidas neste edital, enviar seus trabalhos para a avaliação presencial:
a) As obras deverão ser enviadas tal qual a imagem enviada na inscrição online, sem alterações, juntamente com o comprovante de depósito do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por obra selecionada.
b) O endereço para o envio das obras, bem como os dados bancários, serão informados quando da divulgação dos selecionados da ETAPA 1.
c) A seleção do trabalho na etapa 1 não significa que o trabalho será apresentado na mostra. À comissão julgadora caberá avaliar e decidir pela sua participação.
d) O trabalho terá a sua desclassificação automática, caso seja comprovada irregularidades no processo de inscrição. Nesse caso, o valor da inscrição não será devolvido. Por isso é importante que as imagens apresentadas na etapa 1 sejam fiéis, e o trabalho não seja alterado após o envio das mesmas.
e) As obras deverão estar em perfeito estado: limpas, sem manchas, odores ou pelos de animais e etc;
f) Cada obra deverá ter uma manga costurada no verso, conforme instruções no vídeo: https://youtu.be/PcckeTgaiL8
g) Cada obra deverá ter uma etiqueta costurada num dos cantos do forro contendo as seguintes informações:
- Título do trabalho (escrito com letras maiores para destacar)
- Nome do(s) autor(es)
- Endereço completo e telefone do autor que inscreveu a obra
- Ano de conclusão da peça
IMPORTANTE: Esta etiqueta deverá estar coberta, por um tecido e alfinetes de segurança deixando somente o título da peça aparecendo;
ATENÇÃO: cuidado para que o alfinete não apareça no tampo obra.
h) Acondicionar o trabalho em um saco de tecido identificado com o título da peça e anexar o comprovante de pagamento da taxa;
7- DAS RESPONSABILIDADES:
7.1- Dos selecionados
Ao enviar o trabalho para a etapa 2 da seleção, o candidato automaticamente aceita os seguintes termos:
a) Os autores das obras inscritas cedem para a organização do evento o direito de “USO DE IMAGEM” das mesmas, por prazo indeterminado, para divulgação. No caso de uso, o festival compromete-se sempre a citar o título da peça bem como de seu(s) autor(es).
b) O(s) autor(es) comprometem-se a retirar suas obras somente após o término da exposição, no dia 04/05/2024, a partir das 19 horas. Apenas o autor responsável ou pessoa por ele autorizada (por escrito), poderá fazer essa retirada, e deverá procurar a secretaria do evento para identificação e recebimento do trabalho.
c) As obras não retirados serão devolvidos por correio em até 50 dias após o término do festival, e as despesas serão de responsabilidade de quem inscreveu a peça.
d) O festival não fará seguro para as obras, cabendo a cada autor, se achar necessário, contratá-lo.
7.2 – Da organização do Festival Floripa Quilt
a) Os autores das obras receberão as fichas de avaliação das juradas, de acordo com a categoria em que participaram.
b) A montagem e desmontagem da exposição é de responsabilidade da organização do evento.
c) Caso não hajam inscrições suficientes em determinada categoria, a organização poderá optar pela suspensão da mesma.
d) A comissão julgadora (júri técnico) será composta por 3 pessoas qualificadas ao que se refere a Arte Têxtil, Patchwork e Quilting, e a escolha da comissão julgadora (júri técnico) é de responsabilidade exclusiva da organização do Festival.
e) Os autores das peças selecionadas ao término do julgamento da segunda etapa serão notificados por e-mail ou mensagem de WhatsApp, além da divulgação no site e redes sociais do festival.
8- DA PREMIAÇÃO:
8.1 – A Comissão Julgadora (júri técnico) definirá o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, o “Melhor Uso da Cor”, o “Melhor Quiltado à Máquina”, o “Melhor Quiltado à Mão”, o “Melhor Uso de Técnicas e Materiais Diferenciados” e a “Melhor Obra da Exposição”. Individualmente, cada membro da Comissão concederá uma “Menção Honrosa”.
8.2 – Todos os autores, sejam com inscrição individual ou como coletivo, que forem selecionados na ETAPA 2, receberão certificado de participação.
8.3 – As obras premiados pelo júri técnico receberão ROSETAS com a indicação do prêmio (a roseta pertence a obra, e apenas uma será concedida, independente do número de autores).
8.4 – Os 2º e 3˚lugares, pelo júri técnico, de cada categoria receberão um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.
8.5 – Os 1º lugares, pelo júri técnico, de cada categoria receberão prêmio em espécie no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).
8.6 – A “Melhor Obra da Exposição”, pelo júri técnico, , receberá prêmio em espécie no valor de R$3.000,00 (três mil reais).
8.7 – A Cerimônia de Premiação será dia 01 de maio de 2024 (quarta-feira), às 17 horas, no SESC. Caso o(s) autor(es) estejam presentes, receberão suas premiações no momento da solenidade.
8.8 – Concomitantemente à Exposição, de 01 a 04 de maio, das 10 às 18 horas, o público poderá votar na sua obra preferida. Ao final do Festival será feita a apuração da “Melhor Obra da Exposição Pela Opinião do Público” e a mesma receberá pós evento, um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.
9. CRONOGRAMA:
9.1 – ETAPA 1:
9.1.1 – 01/10/2023 ATÉ AS 24 HORAS DE 25/02/2024 – ENVIO DOS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÕES;
9.1.2 – 01/10/2023 ATÉ 20/02/2024 – ESCLARECIMENTOS AO PÚBLICO PARTICIPANTE SOBRE DÚVIDAS AO PRESENTE EDITAL, ATRAVÉS DO E-MAIL: FQCONCURSO@GMAIL.COM ;
9.1.3 – 10/03/2024 – DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS À PRÓXIMA FASE;
9.2 – ETAPA 2:
9.2.1 – 11/03/2024 ATÉ 12/04/2024 – ENVIO DAS OBRAS SELECIONADOS NA ETAPA 1 À COMISSÃO ORGANIZADORA.
9.2.2 – 29 e 30/04/2024 – AVALIAÇÃO PRESENCIAL DA OBRAS E POSTERIOR DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO TÊXTIL AOS AUTORES PREMIADOS VIA WHATSAPP;
9.2.3 – 01/05/2024 ÀS 17 HORAS – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO;
9.3.3 – 04/05/2024 A PARTIR DAS 19 HORAS – RETIRADA DAS OBRAS POR SEUS AUTORES.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS:
A Comissão Julgadora tem autoridade para classificar, assim como para desclassificar qualquer trabalho, bem como anular premiações em caso de denúncia e comprovação de plágio ou qualquer outra questão relativa a este regulamento. Em casos aqui não previstos, caberá à Comissão Organizadora definir a resolução do problema.
A Comissão Organizadora disponibiliza um canal para dúvidas, fqconcurso@gmail.com , onde o autor poderá esclarecer qualquer ponto que não esteja claro neste edital. Somente por esse canal serão dirimidas as dúvidas que se apresentarem.
Florianópolis/SC, 01 de outubro de 2023.
Janaína Machado Cordeiro
Organizadora