PROFESSORES 2024

Afonso Franco – SP/Brasil

Profissional com vasta experiência, nutre uma paixão eterna por trabalhos artesanais. Sua trajetória como designer têxtil é permeada por cores e texturas, guiada pela liberdade, intuição e personalidade. Mais do que isso, ele se considera um artesão curioso, explorando com encanto técnicas de costura, bordados e artesanato em geral. Seu espírito inquieto o leva a constantes descobertas, sempre em busca de novas formas de expressão artística. Para Afonso, o aprendizado é uma jornada alimentada por estudo, dedicação e, acima de tudo, amor. Acredita que o trabalho com linhas, agulhas e tecidos não apenas resulta em peças cativantes, mas também proporciona experiências incríveis de autoconhecimento, alegria e um toque de senso de humor.

Ana Helena Barbosa de Abreu – RS/Brasil

Desde criança Ana Helena tem admiração pelos trabalhos manuais. Natural de São Gabriel (RS), onde mora até hoje, foi em 2002 que começou a trabalhar com Quilt e Patchwork. Montou seu ateliê para ministrar aulas em 2004, mesmo ano em que começou a frequentar festivais. Participou do Festival de Gramado como aluna e também como professora. Hoje participa de Festivais ministrando técnicas de Quilts e Patchwork em vários estados, e desde 2018 Ana Helena marca presença no Floripa Quilt. Ministra também aulas no Ateliê na TV desde 2019.

Cecília Koppmann – Buenos Aires/Argentina

Nasceu em outubro de 1961 em Buenos Aires. Em 1998 iniciou seu trabalho têxtil com técnicas de Patchwork e Quilting.
Em seguida, desenvolveu a linguagem têxtil e realizou estudos complementares de cor com mestres e artistas visuais internacionais: Carola Zech, Mariano Sapia, Carlos Astica e uma clínica de trabalho com Leo e Daniel Chiachio e Giannone.
Todos os seus trabalhos são feitos com tecidos tingidos à mão e sedas naturais.
Seus trabalhos aparecem em publicações especializadas na Argentina, França, EUA, Brasil e Espanha. Leciona e realiza seminários na Argentina, EUA, México, Brasil, Uruguai, França e Chile. Ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, além de expor suas obras em várias partes do mundo.

Day Carlson – SP/Brasil

Day Carlson é a mente criativa por trás do inspirador Atelier Coração de Pano. Seu talento como artesã vai além da costura. Com conhecimento e experiência há mais de 15 anos no mercado de artesanato, suas coleções são referências nacional e internacional para o nicho Bonecas de Pano.

Karin Dolores Galvão – BA/Brasil

Formada em Administração de Empresas e Design de Moda. Residente à 30 anos no Brasil. Pratica Patchwork desde 2001.  Ministra aulas desde 2013 no seu espaço: Karin Dolores Studio no Caminho das Árvores em Salvador BA. Destaque pelo ensino e didática de fácil entendimento no patchwork tradicional. Premiada em três participações no Festival Internacional de Quilt e Patchwork em Gramado, sendo a primeira como estreante com o terceiro lugar e duas vezes premiada com a melhor peça do Festival (2018 e 2021). Finalista do Festival de Paducah 2018, nos Estados Unidos. Faz parte do grupo de professoras e da Comissão Julgadora do Concurso de Quilts do Floripa Quilt desde ano passado.

Lia Rosabel – RS/Brasil

Professora por profissão, antes mesmo de se aposentar, começou o entusiasmo pelo patchwork em 2005. Passou a dar aulas em ateliê a partir de 2008. Sempre curiosa procurou aprender tudo o que surgia diferente nos festivais, feiras e jornadas pelo país. Queria descobrir tudo o que estivesse ao alcance. Com o amadurecimento veio a descoberta do que mais lhe encanta: técnicas onde haja liberdade de expressão. Há alguns anos aprecia de perto os Improvisados, os quais têm sido seus preferidos, tanto no estudo quanto na execução. Recentemente, foi premiada com um trabalho nessa técnica. Entende que ensinar é seu propósito de vida, o que faz com paixão.

Lilian Cavallari Rossato – SP/Brasil

Bonequeira. 59 anos, casada, três filhos e uma neta. Nasceu em São Paulo e a mais de 30 anos mora no interior de São Paulo. Formada no antigo Magistério, deu aulas para turmas da pré-escola, primeiro e segunda série. Sempre apaixonada por crianças e por bonecas. Depois de se dedicar aos filhos até a adolescência, Lilian, foi fazer cursos de bonecas de pano e se apaixonou ainda mais por elas. Um pouco autodidata, muito curiosa, foi se aperfeiçoando ainda mais nas técnicas de costura. Ministra cursos presenciais e on-line, fazendo mulheres se sentirem felizes e realizadas e acreditando que podem ter um tempo só pra elas. Seu ateliê é na sua casa e é lá que tudo é criado e produzido.

“Cada trabalho realizado por elas, me apaixono ainda mais pelas bonecas de pano” (Lilian).

Maria Paz Avalos – Santiago do Chile/Chile

Professora com domínio de múltiplas técnicas tradicionais e modernas, com especial interesse em Quilts Modernos, com ênfase em improvisação.
Seu trabalho "Carmenère" foi publicado na revista CURATED QUILTS nos EUA em 2022, com uma revisão de sua inspiração e processo em sua edição Red. Atualmente totalmente dedicada à arte têxtil: aulas presenciais e online com várias técnicas introdutórias e avançadas de patchwork e quilting, além da confecção de quilts sob demanda na Taller Sakura.

Marina Landi – SP/Brasil

Formada em artes plásticas, sua história com o patchwork começou a ser costurada há mais ou menos 20 anos quando descobriu a arte de unir tecidos. Seu conhecimento e habilidade para combinar cores e texturas, logo se mostraram diferenciais no trabalho da artista têxtil. Em pouco tempo, Marina passou de aluna a professora e logo suas paixões apareceram: da criação de bolsas e necessaires para trabalhos artísticos feitos a partir de pedaços de seda pura tingidos pela própria artista. O reconhecimento não demorou a chegar. As obras têxteis já foram premiadas no prestigiado e tradicional Festival de Patchwork de Houston, no Texas, em Paducah, também nos Estados Unidos e em Gramado, na serra Gaúcha, onde conquistou mais de sete premiações. Marina Landi ministra aulas em vários países e aqui no Brasil participa do Floripa Quilt como professora e jurada desde 2019.

Meg Scheidt – SC/Brasil

Arquiteta de formação, sempre engajada nas artes plásticas e envolvida em trabalhos manuais. Com experiências próprias, muitos cursos e oficinas foi desenvolvendo peças singulares e objetos com visual único na forma, nas cores e no acabamento. Foram várias experiências enriquecedoras, aprimoramento de técnicas e esmaltação, aprendizados que não terminam, desde a criação autoral até o estilo que identifica o artista. Seu trabalho se desenvolveu para peças utilitárias e decorativas pois nesse campo, o artista tem uma infinidade de opções para se expressar e transformar a argila livremente. Em suas produções procura transmitir vivências junto ao mar, onde traz para a cerâmica a inspiração e sentimento de conexão com sus raízes e ancestrais.

Nélida Menezes – SC/Brasil

Artesã - Autodidata. 37 anos, mãe do Kevin, formada em Marketing, criadora da marca registrada Atelier Tutuka Baby, especialista em Bonecas de Pano e Estrategista de Conteúdo Digital. Desenha e cria seus moldes.  Iniciou no mundo da costura com 10 anos de idade, tendo o primeiro contato na máquina antiga de pedal da sua avó e desde então a costura sempre esteve presente em sua vida. Seu propósito de vida é ajudar artesãs a encontrar paixão e empreender no artesanato despertando a criatividade.  Ensinar a costurar projetos rentáveis e funcionais. Venha descobrir com a Nélida a sua essência e ter um novo propósito de vida.

“Aqui eu não só ensino e crio Bonecas, eu realizo sonhos”(Nélida)

Patrícia Muller – SC/Brasil

A renomada Professora, tem conquistado reconhecimento nacional no competitivo cenário da costura criativa. Com vasta experiência, a artesã está sempre à frente das últimas tendências do mercado, demonstrando sua paixão por compartilhar conhecimento em todo o Brasil. Sua presença é marcante em ateliês, programas de TV e festivais renomados, onde transmite técnicas de Patchwork e Costura Criativa. A influência da professora se estende para além das fronteiras físicas, alcançando uma audiência considerável em seu canal no YouTube. No Floripa Quilt, já foi premiada no concurso de quilts, bem como já participou em 2016 como professora e expositora. Ela promete inspirar, compartilhar insights preciosos e consolidar sua posição como uma das personalidades mais influentes no universo do patchwork e da costura no Brasil.

Valéria Cervetto – SP/Brasil

Arquiteta por formação. Começou a aventurar-se no patchwork em 2010 quando conheceu Deolinda Moraes, tendo aí as primeiras noções da arte de unir retalhos. Em sua caminhada identificou com o patchwork artístico, muito em função da convivência com Marina Landi. Premiada em Houston em 2018 e selecionada no mesmo festival em 2021. Participa como professora e faz parte do concurso de quilts do Floripa quilt desde 2022.

Valeska Fraga – SC/Brasil

Carioca, começou nas artes ainda menina, e desde então nunca mais parou de criar. Bonequeira há mais de 30 anos, foi pioneira em trazer o estilo de boneca de pano Country Primitivo para o Brasil, pois foi se especializar nos EUA na década de 1990, quando então não havia muitas opções de cursos e materiais aqui no Brasil. Sempre interessada em aprender várias técnicas: bordado, patchwork, pintura decorativa e outras, mas foi pelas bonecas que se encantou porque nas bonecas ela consegue aplicar as mais variadas técnicas. Esse é o diferencial do seu trabalho e sua assinatura. Já foi matéria de diversas revistas e jornais, ministra cursos e workshops em vários ateliês do Brasil e até em Portugal já deixou sua marca. Fundou seu ateliê em 2008 - Tissu Studio. Participa de feiras de artesanato pelo Brasil, tem cursos on-line e tem como meta trazer técnicas com qualidade, originalidade e muita criatividade.

Vanessa Zonta – SC/Brasil

O olhar para as artes manuais começou quando ganhou sua primeira máquina de costura aos 9 anos. Em 2003 conheceu o Patchwork à mão e com toda dedicação e capricho ministrava curso e oficinas de costura criativa e patchwork, mas foi no ano seguinte  que descobriu a técnica do Quilting livre, fez com que se dedicasse de corpo e alma para o mundo do quilting, ministrando aulas e prestando serviços de quilting à máquina. Em 2019 começou a participar dos concursos onde foi premiada vários anos nos concursos nacionais e ficou como semi finalista no Festival de Houston. Atualmente presta serviços de Quilting a máquina.

Vicky D’Alto Oberti – Montevidéu/Uruguai

Nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Estudou técnicas têxteis latino-americanas e mundiais que depois ensinou e transmitiu. Participou de congressos, encontros e bienais de Arte Têxtil no Uruguai, Argentina, Costa Rica, México, Áustria, Turquia, Espanha, Chile. Seu maior desejo é que os alunos gostem de soltar sua criatividade. Participou como Professor de Técnicas em diversos Festivais. Delegado e representante do país na Organização Mundial da Arte Têxtil (https://wta-online.org/). Artista têxtil e Especialista em Gestão Cultural pela Universidad República Oriental del Uruguay.

Viviane Santos – SP/Brasil

Pedagoga - Professora de bonecaria. A gateira e devota da natureza iniciou no mundo da bonecaria em 2015 por pura curiosidade. Hoje, conta com milhares de alunas online espalhadas pelo mundo, e muitos aulas presenciais ministradas em diversas capitais do Brasil: Curitiba, Recife e Salvador.