EDITAL 003/2024
FLORIPA QUILT – Festival de Patchwork – Arte Têxtil
REGULAMENTO DO CONCURSO DE ARTE TÊXTIL 2025
1- OBJETIVO
O presente regulamento tem o objetivo de apresentar e fornecer subsídios para a inscrição, participação e premiação no 2º Concurso de Arte Têxtil do Floripa Quilt, que se realizará entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 2025.
2- SOBRE O FLORIPA QUILT
Evento que tradicionalmente mostra ao público interessado em patchwork e quilt, o que há de novidade no setor, com venda de produtos e materiais relativos e também promove exposições e concursos relacionados ao tema. Buscando sempre um olhar diferenciado e percebendo o interesse de grande parte do público numa outra perspectiva artística, sem o formalismo e as questões técnicas que originalmente o quilt exige, a organização optou por tipificar essa abordagem em um Concurso de Arte Têxtil. Este chamamento busca artistas que utilizem em seus trabalhos de arte, técnicas têxteis em qualquer material, ou materiais têxteis em diferentes técnicas. Em 2025 o evento será realizado de 30 de abril a 3 de maio no SESC, localizado na Estrada Haroldo Soares Glavan, n˚1670, Cacupé, Florianópolis/SC. As inscrições para a primeira etapa são online e gratuitas. À título de premiação, teremos valores em dinheiro ao primeiro colocado, como forma de reconhecimento e agradecimento pela confiança depositada no Festival.
3- DA PARTICIPAÇÃO
3.1 – Quem pode participar:
a) Qualquer pessoa maior de idade (18 anos), residente em território nacional, que não se enquadre no item 3.2;
b) Caso seja residente fora do território nacional, poderá participar desde que: seja maior de 18 anos e entregue a peça ou peças à organização do evento pessoalmente ou através de um preposto e, a autora também não se enquadre no item 3.2;
3.2 – Quem NÃO pode participar:
a) Membros da Comissão Julgadora.
b) Pessoas que possuam relações de parentesco com membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora do Evento até o 3º grau.
4- INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O TRABALHO
4.1. – Medidas: Os trabalhos podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 40 cm e máximo de 150 cm, tanto de altura quanto de largura, e não ultrapassem 30 cm de espessura.
4.2. – Fixação e montagem: O artista deverá informar no campo específico da ficha de inscrição sobre a forma de fixação e montagem do trabalho, bem como estar atento para o envio de qualquer elemento extra fora do tradicional de montagem, junto ao trabalho em caso de classificação (exemplo: algum suporte específico necessário à perfeita exibição do trabalho, como varão, ou algo parecido).
5- DO CADASTRO E DA INSCRIÇÃO
5.1 – O candidato deverá apresentar junto ao formulário da inscrição:
a) Cópia do RG, CNH ou outro documento oficial com foto (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);
b) Cópia do CPF (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);
c) Currículo resumido (se houver), imagem do(s) autor(es), ficha técnica e breve texto sobre a obra.
d) Imagens da obra, conforme descrição abaixo:
Número máximo de imagens: 4 (quatro) em formato digital (.JPG ou .TIFF), com resolução de 300 dpi, e lado maior da imagem de 15cm ou 1772 pixels, e no máximo 4 Mb sendo que;
Uma das imagens deverá impreterivelmente ser do trabalho inteiro, onde todas as bordas do trabalho estejam visíveis e o fundo neutro, que não cause interferência na visualização do trabalho. Nomenclatura para remessa do arquivo de imagem: (nomedotrabalho.extensãodoarquivo)* após fotografado, o trabalho não deve ser alterado*
As outras imagens (até 3 imagens) de detalhes que melhor representem o trabalho.
Nomenclatura para remessa dos arquivos de imagens: imagem 1 (nomedotrabalho.detalhe1.extensão do arquivo), imagem 2 (nomedotrabalho.detalhe2.extensãodoarquivo) e imagem 3 (nomedotrabalho.detalhe3.extensãodoarquivo).
Não inserir na imagem nada que identifique o artista, como marca d’água e textos.
5.2 – Os candidatos poderão inscrever mais de um trabalho e para cada um inscrito, deverá ser preenchido um novo formulário de inscrição.
5.3 – As obras poderão ser INDIVIDUAIS ou COLETIVAS, assim classificados em função do número de pessoas que participaram da elaboração.
6- DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será feito em duas etapas:
6.1 – Etapa 1
Cadastro, inscrição e envio de documentos e imagens. Período de inscrição: 01/11/2024 até 20/03/2025.
A primeira etapa se dará por inscrição através do formulário on-line e é gratuita:
6.2 – Etapa 2
As obras classificadas para a etapa 2, serão submetidos à avaliação presencial.
Os candidatos selecionados serão notificados, e deverão, se estiverem de acordo com as regras estabelecidas neste regulamento, enviar seus trabalhos para a avaliação presencial:
a) A título de taxa de serviços, será cobrado para esta etapa o valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Os dados bancários para o depósito serão comunicados juntamente com a divulgação das obras classificadas para a etapa final.
b) As obras deverão ser enviadas tal qual a imagem enviada na inscrição online, sem alterações.
c) O endereço para o envio das obras, serão informados quando da divulgação dos selecionados da ETAPA 1.
d) A seleção do trabalho na etapa 1 não significa que o trabalho será apresentado na mostra. À comissão julgadora caberá avaliar e decidir pela sua participação.
e) O trabalho terá a sua desclassificação automática, caso seja comprovada irregularidades no processo de inscrição. Nesse caso, o valor da inscrição não será devolvido. Por isso é importante que as imagens apresentadas na etapa 1 sejam fiéis, e o trabalho não seja alterado após o envio das mesmas.
f) As obras deverão estar em perfeito estado: limpas, sem manchas, odores ou pelos de animais e etc;
g) O transporte e embalagem do trabalho é de responsabilidade do artista, portanto a forma de embalar o trabalho deve ser estudada cuidadosamente, para que não haja dano no transporte. Esse material será fotografado e laudado durante o processo, e devolvido na mesma embalagem em que foi enviado.
7- DAS RESPONSABILIDADES
7.1- Dos selecionados
Ao enviar o trabalho para a etapa 2 da seleção, o candidato automaticamente aceita os seguintes termos:
a) Os autores das obras inscritas cedem para a organização do evento o direito de “USO DE IMAGEM” das mesmas, por prazo indeterminado, para divulgação. No caso de uso, o festival compromete-se sempre a citar o título da peça bem como de seu(s) autor(es).
b) O(s) autor(es) comprometem-se a retirar suas obras somente após o término da exposição, no dia 03/05/2025, a partir das 19 horas. Apenas o autor responsável ou pessoa por ele autorizada (por escrito), poderá fazer essa retirada, e deverá procurar a secretaria do evento para identificação e recebimento do trabalho.
c) As obras não retirados serão devolvidos por correio em até 40 dias após o término do festival, e as despesas serão de responsabilidade de quem inscreveu a peça.
d) O festival não fará seguro para as obras, cabendo a cada autor, se achar necessário, contratá-lo.
7.2 – Da organização do Festival Floripa Quilt
a) A montagem e desmontagem da exposição é de responsabilidade da organização do evento.
b) Caso não haja inscrições suficientes , a organização poderá optar pela suspensão do Concurso.
c) A comissão julgadora será composta por 3 pessoas qualificadas ao que se refere a Arte Têxtil, e a escolha da mesma é de responsabilidade exclusiva da organização do Festival.
d) Os autores das peças selecionadas ao término do julgamento da segunda etapa serão notificados por e-mail ou mensagem de WhatsApp, além de terem seus nomes divulgados no site e redes sociais do festival.
8- DA PREMIAÇÃO
8.1 – A Comissão Julgadora definirá o 1º, 2º e 3º lugares. Poderão ser concedidas também, premiações como “Menção Honrosa”, se assim for vontade do júri.
8.2 – Todos os autores, sejam com inscrição individual ou como coletivo, que forem selecionados na ETAPA 2, receberão certificado de participação.
8.4 – Os 2º e 3˚lugares, pelo júri técnico, de cada categoria receberão um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.
8.5 – O 1º lugar definido pelo júri, receberá prêmio em espécie no valor de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), além de um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.
8.7 – A Cerimônia de Premiação será dia 30 de abril de 2025 (quarta-feira), às 17:00, no SESC. Caso o(s) autor(es) esteja(m) presente(s), receberá(ão) sua(s) premiação(ões) no momento da solenidade.
9- CRONOGRAMA
9.1 – ETAPA 1:
9.1.1 – 01/11/2024 ATÉ AS 24 HORAS DE 20/03/2025 – ENVIO DOS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÕES;
9.1.2 – 01/11/2024 ATÉ 15/03/2025 – ESCLARECIMENTOS AO PÚBLICO PARTICIPANTE SOBRE DÚVIDAS AO PRESENTE EDITAL, ATRAVÉS DO E-MAIL: FQTEXTIL@GMAIL.COM ;
9.1.3 – 25/03/2025 – DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS À PRÓXIMA FASE;
9.2 – ETAPA 2:
9.2.1 – 25/03/2025 ATÉ 11/04/2025 – ENVIO DAS OBRAS SELECIONADOS NA ETAPA 1 À COMISSÃO ORGANIZADORA.
9.2.2 – 28 e 29/04/2025 – AVALIAÇÃO PRESENCIAL DA OBRAS E POSTERIOR DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO TÊXTIL AOS AUTORES PREMIADOS VIA WHATSAPP;
9.2.3 – 30/04/2025 ÀS 17 HORAS – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO;
9.3.3 – 03/05/2025A PARTIR DAS 19 HORAS – RETIRADA DAS OBRAS POR SEUS AUTORES.
9.3.4 – ATÉ 13/06/2025, ENVIO DAS OBRAS NÃO RETIRADAS PESSOALMENTE, VIA CORREIOS PARA SEUS AUTORES.
10- DISPOSIÇÕES FINAIS
A Comissão Julgadora tem autoridade para classificar, assim como para desclassificar qualquer trabalho, bem como anular premiações em caso de denúncia e comprovação de plágio ou qualquer outra questão relativa a este Regulamento. Em casos aqui não previstos, caberá à Comissão Organizadora definir a resolução do problema. A Comissão Organizadora disponibiliza um canal para dúvidas, fqtextil@gmail.com, onde o autor poderá esclarecer qualquer dúvida relacionada ao Regulamento. Somente por esse canal serão dirimidas as dúvidas que se apresentarem.
Florianópolis/SC, 20 de outubro de 2024.
Janaína Machado Cordeiro
Organizadora