Concurso de Quilts 2023

EDITAL 001/2022

FLORIPA QUILT – Festival de Quilts e Patchwork

REGULAMENTO DO CONCURSO DE QUILTS 2023

1.  OBJETIVO:

O presente edital tem o objetivo de apresentar e fornecer subsídios para a inscrição, participação e premiação no Concurso de Quilts do Floripa Quilt, que terá sua fase final nos dias 1 e 2 de maio de 2023, conforme cronograma (ITEM 9).

2.  SOBRE O FLORIPA QUILT:

Tendo como premissa a divulgação da arte têxtil, o festival Floripa Quilt busca ofertar ao seu público o que de melhor e mais moderno existe atualmente no circuito, seja em materiais, produtos prontos e maquinário, sem esquecer as belíssimas obras de artes têxteis apresentadas ao público através de suas exposições e mostras. Outrossim, tem o intuito de fazer florescer em cada admirador o gosto pelo criar e confeccionar a sua própria obra, pois todos somos capazes, contemplando-nos mais uma vez com o seu já renomado Concurso de Quilts. E para atingir mais artistas interessados em participar do Concurso, optamos por fazer as inscrições online e gratuitas em uma primeira etapa (classificatória) e, caso a obra alcance os requisitos necessários à etapa final, será cobrada uma taxa para a continuidade na participação.

Em 2023 o evento será realizado de 3 a 6 de maio no SESC, localizado na Estrada Haroldo Soares Glavan, n˚ 1670, Cacupé, Florianópolis/SC.

Como premiação, teremos este ano valores em espécie, como forma de estimular uma maior participação popular.

3.  DAS CATEGORIAS E MEDIDAS:

3.1 – Nesta edição, o concurso de quilts será dividido em 3 categorias:

a) Quilt Tradicional – Composto por 3 camadas (topo, manta e forro), onde as 3 são quiltadas, seja à mão e/ou à máquina, e o trabalho seja visível tanto na frente quanto no verso.

b) Quilt Artístico – Composto por no mínimo 3 camadas, pode ser quiltado à mão e/ou à máquina, trazendo os mais variados motivos, de figurativo a abstrato.

c) Quilt Tecido Único – Composto por 3 camadas, porém sem emendas entre tecidos no topo.

3.2 – Medidas:

Os painéis podem ter formatos variados, desde que respeitem o tamanho mínimo de 60 cm e máximo de 150 cm, tanto de altura quanto de largura.

4.  DA PARTICIPAÇÃO:

4.1 – Quem pode participar:

a) Qualquer pessoa maior de idade (18 anos), residente em território nacional, que não se enquadre no item 4.2;

b) Caso seja residente fora do território nacional, poderá participar desde que: seja maior de 18 anos e entregue a peça ou peças à organização do evento pessoalmente ou através de um preposto e, a autora também não se enquadre no item 4.2;

4.2 – Quem NÃO pode participar:

a) Membros da Comissão Julgadora.

b) Pessoas que possuam relações de parentesco com membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora do Evento até o 3º grau.

5 – DO CADASTRO E DA INSCRIÇÃO:

5.1 – O candidato deverá apresentar junto ao formulário da inscrição:

a) Cópia do RG, CNH ou outro documento oficial com foto (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);

b) Cópia do CPF (digitalizado, pode ser fotografado ou escaneado);

c) Currículo resumido (se houver), ficha técnica e breve texto sobre a obra.

d) Imagens da obra, conforme descrição abaixo: Número máximo de imagens: 4 (quatro)

  • Imagem em formato digital (.JPG ou .TIFF), com resolução de 300 dpi, e lado maior da imagem de 15cm ou 1772 pixels, e no máximo 4 Mb sendo que;
  • Uma das imagens deverá impreterivelmente ser do trabalho inteiro, onde todas as bordas do trabalho estejam visíveis e o fundo neutro, que não cause interferência na visualização do trabalho. Nomenclatura para remessa do arquivo de imagem: (nomedotrabalho.extensãodoarquivo)*** após fotografado, o trabalho não deve ser alterado***
  • As outras imagens (até 3 imagens) de detalhes que melhor representem o trabalho. Nomenclatura para remessa dos arquivos de imagens: imagem 1 (nomedotrabalho.detalhe1.extensão do arquivo), imagem 2 (nomedotrabalho.detalhe2.extensãodoarquivo) e imagem 3 (nomedotrabalho.detalhe3.extensãodoarquivo).

5.2 – O candidato define na ficha de inscrição, em qual categoria deseja inserir seu trabalho, porém cabe à comissão julgadora acatar ou alterar a categoria.

5.3 – Apenas serão aceitas inscrições de quilts inéditos no Floripa Quilt.

5.4 – Não serão aceitas inscrições de trabalhos feitos em aulas ou que utilizem kits vendidos comercialmente, pois um dos principais critérios é originalidade. Neste caso, o trabalho será automaticamente desclassificado.

5.5 – Os candidatos poderão inscrever mais de um quilt por categoria, e para cada trabalho inscrito, deverá ser preenchido um novo formulário de inscrição.

5.6 – Os quilt poderão ser INDIVIDUAIS ou COLETIVOS, assim classificados em função do número de pessoas que efetivamente confeccionaram o trabalho. A participação de uma pessoa, por SERVIÇO CONTRATADO OU COLABORATIVO, a torna CO-AUTORA; quer seja costurando, bordando, aplicando, pintando, colocando embelezamentos, acabamentos ou QUILTANDO a peça.

6 – DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será feito em duas etapas:

6.1 – Etapa 1 – Cadastro, inscrição e envio de documentos e imagens.  A primeira etapa se dará por inscrição através do formulário on-line e é gratuita:

formulário de inscrição (clique para acessar)

AS OBRAS SERÃO AVALIADAS DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA: originalidade; conceito da peça; proposta do artista; qualidade na execução da obra; qualidade do suporte/material; conformidade das obras com as limitações físicas e técnicas estabelecidas neste regulamento, de acordo com cada categoria.

6.2 – Etapa 2 –Os quilts classificados para a etapa 2, serão submetidos à avaliação presencial. Os candidatos selecionados serão notificados, e deverão, se estiverem de acordo com as regras estabelecidas neste edital, enviar seus trabalhos para a avaliação presencial:

a) Os quilts deverão ser enviados tal qual a imagem enviada na inscrição online, sem alterações, juntamente com o comprovante de depósito do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) por quilt selecionado.

b) O endereço para o envio dos quilts, bem como os dados bancários, serão informados quando da divulgação dos selecionados da ETAPA 1.

c) A seleção do trabalho na etapa 1 não significa que o trabalho será apresentado na mostra. À comissão julgadora caberá avaliar e decidir pela sua participação.

d) O trabalho terá a sua desclassificação automática, caso seja comprovada irregularidades no processo de inscrição. Nesse caso, o valor da inscrição não será devolvido. Por isso é importante que as imagens apresentadas na  etapa 1 sejam fiéis, e o trabalho não seja alterado após o envio das mesmas.

e) Os quilts deverão estar em perfeito estado: limpos, sem manchas, odores ou pelos de animais e etc;

f) Cada quilt deverá ter uma manga costurada no verso, conforme instruções no vídeo:  https://youtu.be/PcckeTgaiL8

g) Cada quilt deverá ter uma etiqueta costurada num dos cantos do forro contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho (escrito com letras maiores para destacar)
  • Nome do(s) autor(es)
  • Endereço completo e telefone do autor que inscreveu o quilt
  • Ano de conclusão da peça

IMPORTANTE: Esta etiqueta deverá estar coberta, por um tecido e alfinetes de segurança deixando somente o título da peça aparecendo;

ATENÇÃO: cuidado para que o alfinete não apareça no tampo do quilt.

h) Acondicionar o quilt em um saco de tecido identificado com o título da peça e anexar o comprovante de pagamento da taxa;

7- DAS RESPONSABILIDADES:

7.1- Dos selecionados

Ao enviar o trabalho para a etapa 2 da seleção, o candidato automaticamente aceita os seguintes termos:

a) Os autores dos quilts inscritos cedem para a organização do evento o direito de “USO DE IMAGEM” dos mesmos, por prazo indeterminado, para divulgação. No caso de uso, o festival compromete-se sempre a citar o título da peça bem como de seu(s) autor(es).

b) O(s) autor(es) comprometem-se a retirar seus quilts somente após o término da exposição, no dia 06/05/2023, a partir das 18:30 horas. Apenas o autor responsável ou pessoa por ele autorizada (por escrito), poderá fazer essa retirada, e deverá procurar a secretaria do evento para identificação e recebimento do quilt.

c) Os quilts não retirados serão devolvidos por correio em até 40 dias após o término do festival, e as despesas serão de responsabilidade de quem inscreveu a peça.

d) O festival não fará seguro para os quilts, cabendo a cada autor, se achar necessário, contratá-lo.

7.2 – Da organização do Festival Floripa Quilt

a) Os autores dos quilts receberão as fichas de avaliação das juradas, de acordo com a categoria em que participaram.

b) A montagem e desmontagem da exposição é de responsabilidade da organização do evento.

c) Caso não hajam inscrições suficientes em determinada categoria, a organização poderá optar pela suspensão da mesma.

d) A comissão julgadora será composta por 3 pessoas qualificadas ao que se refere a arte têxtil, Patchwork e Quilting, e a escolha da comissão julgadora é de responsabilidade exclusiva da organização do Festival.

e) Os autores das peças selecionadas ao término do julgamento da segunda etapa serão notificados por email ou mensagem de WhatsApp, além da divulgação no site e redes sociais do festival.

8- DA PREMIAÇÃO:

8.1 – A Comissão Julgadora definirá o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e o “Melhor Quilt da Exposição”. Individualmente, cada membro da Comissão concederá uma “Menção Honrosa”.

8.2 – Todos os autores, sejam com inscrição individual ou como coletivo, que forem selecionados na ETAPA 2, receberão certificado de participação.

8.3 – Os quilts premiados receberão ROSETAS com a indicação do prêmio (a roseta pertence ao quilt, e apenas uma será concedida, independente do número de autores).

8.4 – Os 2º e 3˚lugares de cada categoria receberão um presente oferecido pelos parceiros do Concurso.

8.5 – Os 1º lugares de cada categoria receberão prêmio em espécie no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).

8.6 – O “Melhor Quilt da Exposição” receberá prêmio em espécie no valor de R$3.000,00 (três mil reais).

8.7 – A Cerimônia de Premiação será dia 03 de maio de 2023 (quarta-feira), às 11:00, no SESC. Caso o(s) autor(es) estejam presentes, receberão suas premiações no momento da solenidade.

9.  CRONOGRAMA:

*** A DATA 10/04/2023 É O PRAZO FINAL PARA POSTAGEM DO TRABALHO CLASSIFICADO NOS CORREIOS.

10.  DISPOSIÇÕES FINAIS:

A Comissão Julgadora tem autoridade para classificar, assim como para desclassificar qualquer trabalho, bem como anular premiações em caso de denúncia e comprovação de plágio ou qualquer outra questão relativa a este regulamento. Em casos aqui não previstos, caberá à Comissão Organizadora definir a resolução do problema.

A Comissão Organizadora disponibiliza um canal para dúvidas, fqconcurso@gmail.com , onde o autor poderá esclarecer qualquer ponto que não esteja claro neste edital. Somente por esse canal serão dirimidas as dúvidas que se apresentarem.

Florianópolis/SC, 10 de novembro de 2022.

Janaína Machado Cordeiro

Organizadora